LIBRAS


Em relação às semelhanças na aquisição da linguagem por crianças surdas ou ouvintes, Petitto e Marantette (1991 apud KÖNIG; LEMES, 2007, p.9), verificaram que “o balbucio é um fenômeno que ocorre em todos os bebês, surdos ou ouvintes, como fruto da capacidade inata do ser humano para a linguagem”. Ou seja, que existem semelhanças. Quais são essas semelhanças?

Assinale a alternativa correta:


As autoras afirmam que as crianças surdas e ouvintes balbuciam (oralmente) e não apresentam manifestações manuais.


Estas autoras entendem que as crianças surdas e ouvintes apresentam somente balbucio oral. 


Para estas autoras as crianças surdas realizam somente manifestações manuais e as crianças ouvintes apenas balbuciam (oralmente) até um determinado período. 


Estas autoras afirmam que as crianças balbuciam (oralmente) e realizam manifestações manuais até um determinado período e este desenvolvimento (oral e manual) é paralelo nas crianças surdas e ouvintes.


Para estas autoras as crianças surdas e ouvintes não apresentam semelhanças com relação ao balbucio.

 

[...] essa data ainda é lembrada como a mais sinistra de sua história: como se fosse mesmo o “11 de setembro” deles, quando desabaram as torres gêmeas da cultura e da língua de sinais, a do método misto e a do método manualista para a educação dos surdos. Ali começou uma longa e amaga batalha para defender o direito de vida de língua de sinais. (RÉE, 2005, p.2):

 

O que aconteceu no Congresso de Milão, em 1880?

 


Criação da Proposta Educacional Comunicação Total.


Criação da Proposta Educacional Bilíngue.


Criação da Primeira Escola de Surdos em Paris.


Fundação da Primeira Escola para Surdos Oralista.


Proibição do uso da língua de sinais.

Leia com atenção o texto a seguir:

 

Na maior parte do mundo, há, pelo menos, uma língua de sinais usada amplamente na comunidade surda de cada pais, diferente daquela da língua falada utilizada na área geográfica, Isto se dá justamente porque as ___________________ são independentes das línguas orais, pois foram produzidas dentro das comunidades surdas. Por exemplo, a Língua de Sinais Americana (ASL) é diferente da Língua de Sinais Britânica (BSL), que difere, por sua vez, da Língua de Sinais Francesa (LSF). Além disso, dentro de um mesmo país, há as variações regionais. A Libras apresenta ________________________ salientando assim, uma vez mais, o seu caráter de ___________________ .

 

Marque a alternativa cujo vocábulo preenche corretamente, a lacuna:


linguagem de sinais, dialetos regionais, língua artificial.


língua de sinais, dialetos regionais, língua natural.


linguagem, sinais informais, língua natural.


língua de sinais, dialetos, língua sinalizada.


linguagem de sinais, sinais formais, língua artificial.

Os movimentos de resistência dos surdos em relação à oralização e às pesquisas científicas, comprovando a importância da língua de sinais, culminaram na oficialização das Línguas de Sinais – LS em diversos países. No Brasil, a comunidade surda recebeu o reconhecimento de sua língua: oficialmente por meio da Lei federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002. De acordo com esta Lei, analise as afirmações a seguir:

 

I – A Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 reconhece o estatuto da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como língua oficial da comunidade surda brasileira.

II – A Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

III – As garantias individuais do surdo e o pleno exercício da cidadania alcançaram respaldo institucional decisivo com a Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002.

IV – A Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 além de reconhecer a LIBRAS como língua, faz implicações para a divulgação e ensino, para o acesso bilíngue à informação em ambientes institucionais e para a capacitação dos profissionais que trabalham com os surdos.

 

É correto o que se afirma em:


I e III.


II e III.


I, II, III e IV.


I, II e IV.


III e IV.

Leia com atenção o texto a seguir: 

 

No dia _______________________________ , a Comunidade Surda Brasileira comemora o _________________________________________ data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. No Brasil, este dia é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos fundada em 1857 por um padre Surdo francês Sr. Eduard Huet com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos no Rio de Janeiro, conhecido hoje como o famoso Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES.

 

Marque a alternativa cujo vocábulo preenche corretamente, a lacuna:


26 de setembro / Dia Nacional dos Surdos. 


11 de setembro /Congresso de Milão.


24 abril / Oficialização da Língua Brasileira de Sinais.


21 de setembro / Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.


30 de setembro / Dia Mundial do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais.

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é a língua de sinais utilizada pelos surdos dos centros urbanos, mas além dela, há registros de uma outra língua de sinais utilizada no Brasil pelas comunidades indígenas do estado do Maranhão. Marque a alternativa que indica corretamente a língua de sinais utilizada pelas comunidades indígenas do estado do Maranhão.


Língua de Sinais Universal.


Urubus Kaapor LSUK.


Linguagem de Sinais Indígena.


Língua de Sinais Tupi Maranhão.


Língua Gestual Portuguesa.

No capítulo “A organização e o funcionamento da Língua Brasileira de Sinais –LIBRAS” a autora destaca o papel da linguagem em nosso cotidiano, ela enfatiza que:

- a linguagem desempenha um papel fundamental em nossas vidas. É pela linguagem que interagimos, expressamos nossos pensamentos e emoções, podemos construir cultura e passamos nossas experiências e o que aprendemos, às novas gerações;

- a linguagem é, portanto, fator essencial para que as relações humanas se estabeleçam;

 

Sobre este tema, leia, com atenção, as afirmativas a seguir:

 

I - A linguagem é um sistema de comunicação natural ou artificial, humano ou não.

II - A linguagem constitui a base de todas as nossas relações sociais, políticas, afetivas, culturais e históricas.

III -  As línguas, como o português, o inglês, o francês e o espanhol, constituem uma das formas de linguagem, específica dos seres humanos.

IV- Os sinais de trânsito, a pintura, a música não se constituem como meios de comunicação, portanto não são consideradas como linguagem.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


II, III e IV.


II e IV.


I, II, III.


II e III.


I e IV.

Os professores podem ter um papel importante na suspeita da deficiência auditiva, visto que é no período escolar, momento em que a criança começa a ter contato com um número maior de pessoas, que as dificuldades, muitas vezes não percebidas em casa, podem se tornar mais perceptíveis. Dessa forma deve-se estar atento aos comportamentos da criança suspeitando de algum problema de audição quando, ela apresentar:

 

I - atraso no desenvolvimento da linguagem oral.

II - dor de cabeça durante ou após esforço visual.

III - ausência de respostas para sons ambientais intensos.

IV - segurar os objetos muito perto dos olhos.

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas.


I, II e IV.


I e III.


I, III e IV.


II e III.


II, III e IV.

As causas da deficiência auditiva na criança ocorrem no período pré, peri ou pós-natal. Lembrando que fatores de risco pré-natais são aqueles que acometem a criança durante a gestação, os perinatais são problemas que ocorrem durante o parto e os pós-natais, causas que acometem após o parto. Analise as afirmativas abaixo quanto às causas do período pré-natal:

 

I - Herança genética;

II - Infecções congênitas pelo vírus da rubéola;

III - Herpes;

IV - Toxoplasmose;

V - Uso gestacional de substâncias teratogênicas, como álcool, cocaína, medicamentos ototóxicos;

VI - Anóxia.


II e VI.


II, III e IV.


I, II, III, IV e V.


V e VI.


I, III e VI.

No Brasil, a comunidade surda recebeu o reconhecimento da sua língua oficial Libras- Língua Brasileira de Sinais através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Esse Decreto garante o direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e a inclusão dos alunos por meio de organizações em classes de educação bilíngue.

 

Considerando os aspectos conceituais da Proposta Educacional Bilíngue para Surdos, leia com atenção as afirmativas a seguir:

 

1 - Nesta proposta entende-se a Língua de Sinais como uma língua natural para o sujeito surdo, devido sua característica visual.

2 - Nesta proposta a língua de sinais é reconhecida como um traço identitário das pessoas surdas o que garante-lhes uma forma de comunicação natural e eficiente.

3 - Nesta proposta a língua de sinais é utilizada como um recurso linguístico para o ensino da língua majoritária, neste caso a Língua Portuguesa

 

Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar CORRETAS


1, 2 e 3.


1 e 3 apenas.


1, 2 apenas.


2 e 3 apenas.


2 apenas. 

Páginas: 12345678910